Meu amigo Frankenstein!
Como a busca por soluções rápidas que resolvem pequenos problemas pode criar um monstro na sua empresa
4 maio, 2020 por
Meu amigo Frankenstein!
Fernando Colus
| Nenhum comentário ainda

Assim que uma empresa nasce, normalmente baseada na competência técnica do seu(s) fundador(es) e na vontade de empreender, aparecem diversas necessidades em termos de informação, principalmente as que estiverem relacionadas à gestão do negócio e às obrigações com as instituições governamentais (notas fiscais, impostos, relatórios, documentos, etc.).

Como é de praxe, seu(s) fundador(es) ou sócios, não tem conhecimento técnico suficiente para elaborar um plano de expansão da área de sistemas. Isso pode levar a cair em uma armadilha que custa caro ao longo do tempo e consome recursos importantíssimos que poderiam ser usados no desenvolvimento e no crescimento da empresa.

É muito comum que essa empresa, que acabara de nascer, busque soluções que possam resolver estes problemas e acabam indo pelo caminho mais fácil, ou seja, vão resolvendo cada um destes problemas na medida que aparecem ou ficam mais evidentes. Resumidamente, essas empresas optam por adquirir soluções simples e baratas do ponto de vista do desencaixe que esta solução representa naquele momento. O problema que, inevitavelmente, aparecerá no futuro é a falta de interligação entre estas ferramentas (integração). A adoção de diversos sistemas desconexos, por melhor que sejam em suas próprias capacidades de solução, gera um problema sistêmico enorme. A falta de integração e fluidez dos processos empresariais.

Um caminho diferente pode economizar muito tempo e recurso dessa empresa e evidenciar as vantagens de se partir para um planejamento consistente de evolução e consolidação da área de informações. E se você pudesse adquirir estas soluções paulatinamente (uma a uma), de forma gradual e bem elaborada do ponto de vista da preservação dos investimentos? Parece mais vantajoso, não?

Um bom ERP de mercado é uma solução, normalmente, modular e que te oferece a grande vantagem de preservar seus investimentos a longo prazo, usando ferramentas para a obtenção de informações essenciais à boa gestão do seu negócio. Implantada desde o início de forma planejada, pode custar muito menos se fizer de forma correta o cálculo do Custo Total de Propriedade (TCO).

Isso nos leva a uma situação quase que óbvia: Posso adquirir estas soluções que, desde o início, irão funcionar de forma integrada e, a medida que as adquiro e implanto em minha empresa, elas conversam entre si? Sim... essa é a ideia e o conceito dos ERPs mais modernos. Você gasta apenas o que for necessário para resolver o essencial para que a sua empresa possa evoluir e avançar no seu desenvolvimento. Não é necessário um grande investimento no início, mas a plataforma implantada inicialmente vai garantir que as aquisições futuras sejam menos dispendiosas do que a aquisição de soluções isoladas e que necessitem de integração com as demais, já adquiridas.

Se você concorda com esse cenário, procure ajuda para iniciar acertadamente o caminho a ser seguido em termos de sistemas na sua empresa. A Escodoo se dedica a ajudar as empresas a percorrer esse caminho de forma mais suave e tem tido êxito nessa jornada com seus clientes e parceiros nos últimos anos. Trabalhamos com uma plataforma Open Source (colaborativa e sem qualquer custo de licenciamento) e com a possibilidade de implantação planejada, modular e totalmente integrada. Você pode ter seu e-commerce, site e CRM 100% integrados desde o início do projeto. Produção, estoque, faturamento, compras, vendas, etc. Isso te dá mais segurança no uso das informações, pois elas serão extraídas de um único banco de dados.

Se você precisa de ajuda ou quer conhecer sobre a Plataforma Odoo, entre em contato conosco.

www.escodoo.com.br

contato@escodoo.com.br

(16) 98872-7010

Meu amigo Frankenstein!
Fernando Colus 4 maio, 2020
Compartilhe este post
Marcadores
Arquivo
Entrar deixar um comentário